Dossiê Voluntariado - Oficina de Jornalismo • Unifor 2015.1
Fazendo rir, levando saúde




Com a vontade de fazer a sua parte, a Dra Jakeline Duarte criou o projeto Anjos da Enfermagem no Ceará. Começou as atividades com o grupo de voluntariado na Universidade Regional do Cariri e hoje está presente em todos os hospitais públicos do estado e em mais 17 estados.
São homens e mulheres voluntários, alunos de enfermagem que dedicam algumas horas por semana, ao entretenimento das pessoas, levando alegria, tratando com a atenção e o carinho que precisam e merecem.
No Ceará, os anjos são alunos do curso de enfermagem e atuam com ações de palhaço terapia, onde fazem visitas aos hospitais públicos, levando alegria e riso aos pacientes, tirando da condição de tristeza e falta de esperança. Mostram como transformar cada situação em um momento alegre e divertido, fazendo verem a vida com outro olhar, tirando de dentro para fora o que temos de mais importante em nós: O riso, a felicidade, o prazer. Em Fortaleza, os voluntários são alunos da Fanor e Unifor, a criação do grupo é recente, porém já conta com forte apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ceará) e Conselho Federal de enfermagem (Cofen).
Para ser anjo, não é tão simples, na seleção são avaliados diversos requisitos, como: atuação, voz, dança e sem dúvida o carisma. O trabalho não envolve apenas a palhaço terapia, mas também apresentações de dança, teatrinho e jogos. Eles utilizam a figura do palhaço porque é um personagem bem aceito, divertido, engraçado que procura trazer o riso a todas as pessoas de todas as idades.
O grupo também tem forte atuação nas mídias, contam com página na web, Instagram, Youtube, Facebook e blogs. Eles desenvolvem projetos de arrecadações de produtos de saúde, em prol de famílias que necessitam, como brinquedos, remédios, cestas básicas, kits, além de realizarem eventos comemorativos de final de ano.