Dossiê Voluntariado - Oficina de Jornalismo • Unifor 2015.1
Alunos da unifor praticam atividades de cidadania num aprendizado para além da sala de aula




“É muito gratificante levar alegria às pessoas, não é alegria só pra eles, é alegria pra gente também”.
Lilyan Anastácio
Cuidar da cidade é um dever do cidadão, por se tratar de um espaço
A Universidade de Fortaleza conta com diversos programas de responsabilidade social, dentre eles, os projetos de voluntariado. Jovem Voluntário é uma das opções para quem deseja trabalhar com voluntariado. O programa reúne centenas de alunos por semestre e ainda dá direito a certificação por serviços prestados. Os grupos são divididos com cinco a sete membros, incluindo um monitor que organiza as ações junto com o restante da equipe e repassa as informações necessárias sobre o andamento das ações e desenvolvem atividades lúdicas nas instituições atendidas pelo projeto.
As instituições atendidas pelo projeto são: Associação Peter Pan, Nami (Núcleo Atendimento Médico Integrado), Lar Torres de Melo, Hospital São José e Hospital Infantil Albert Sabin. A coordenadora do projeto, Renata Carneiro ressalta que ''esse projeto leva alegria ás crianças, adolescentes, os idosos, de uma maneira que eles estão sentindo dor, mas que essa dor não seja explanada. Quando o Jovem Voluntário chega na instituição, ele vai fazer que a alegria esqueça um pouco do que eles estão sentindo.
O projeto está efetivado desde 2003 e abre inscrições anualmente para alunos e funcionários da universidade, que deverão passar por um processo seletivo e em seguida por um treinamento antes de começarem as atividades.
A experiência que se pode adquirir através de programas como esse pode ser sentida na satisfação que os participantes sentem ao falar do trabalho realizado, a estudante Lilyan Anastácio salientou que “é muito gratificante levar alegria às pessoas, não é alegria só pra eles, é alegria pra gente também”.
As instituições atendidas pelo projeto são: Associação Peter Pan, Nami (Núcleo Atendimento Médico Integrado), Lar Torres de Melo, Hospital São José e Hospital Infantil Albert Sabin
Comunicação Comunitária
Além do projeto Jovem Voluntário, a Unifor conta com uma disciplina para os cursos de Jornalismo e Publicidade, Comunicação Comunitária, ministrada pela professora Ana Paula farias. Os alunos que fazem a cadeira são separados por equipe e instituição que o trabalho será desenvolvido. A partir daí, os grupos definem as instituições que serão trabalhadas e realizam atividades educativas durante um mês.
A estudante de Jornalismo Tuanny Feijó cursa a disciplina e o seu grupo realiza o trabalho voluntário na Revarte (Resgate de Valores Pela Arte), uma instituição que acolhe crianças no período da manhã e da tarde, desenvolvendo diversas atividades, aulas, prática de esportes, entre outras formas para impedir o ócio de crianças do Conjunto Alvorada. A estudante conta que a divisão das atividades que foram desenvolvidas foram separadas por categorias: música, esporte, lazer, e ao final do programa, construir um Jornal mural feito pelas crianças da instituição.
Futura jornalista, Tuanny relata sua experiência com o voluntariado: “Quando eu coloquei essa disciplina, eu não imaginei que fosse tão legal, a partir do momento que a nossa equipe começou a realmente ir pra prática, ir na Revarte, de conhecer as crianças, conhecer o trabalho realizado na instituição, é muito gratificante. Eu já estou super apegada, não sei como vai ser quando acabar a cadeira.” A aluna ainda ressalta a importância para seu crescimento pessoal, a experiência de conviver com realidades diferentes, “por que é muito bacana ver a realidade deles, ver que são crianças carentes, mas que estão totalmente abertas e dispostas a receber o carinho das pessoas”.
Ana Paula Farias é professora da disciplina Comunicação comunitária, a orientadora explica que “a disciplina de Comunicação Comunitária se inicia com o estudo teórico sobre o conceito de comunidade. Cabe ressaltar que esse estudo ocorre com leituras específicas e discussões em grupo com a inserção de outras linguagens como, por exemplo, filmes. É importante estabelecer correlação entre prática e conteúdo. Após realização de um grande seminário, passamos para a elaboração de projetos a serem desenvolvidos em diversas comunidades. A turma se divide em equipes que irão propor atividades a serem realizadas em comunidades específicas. A formação destes grupos e escolha das comunidades se dá de forma livre, considerando a afinidade entre os alunos e identificação com o trabalho de campo proposto por cada equipe.”
Ana Paula ainda destaca o comportamento dos alunos antes, durante e após o período da disciplina: “na volta do trabalho de campo podemos observar alunos extremamente sensibilizados, modificados na percepção do outro. Alguns alunos oriundos da disciplina de Comunicação Comunitária passaram a participar de projetos voluntários em comunidades, outros mudaram o rumo da própria atuação profissional”.
Deseja tornar-se um Jovem Voluntário?
As inscrições acontecem a cada inicio de semestre na Sala do Projeto, vizinha ao bloco O (em frente ao Ginásio Poliesportivo). No ato da inscrição, o aluno deve apresentar declaração de matrícula e a cópia do RG, os participantes ainda passam por um teste de seleção, para em seguida receberem o treinamento e orientações para iniciarem a jornada no voluntariado.